Composto de catorze capítulos, o presente livro discute Julgamento e toma de decisão, perpassando pela revisão de conceitos básicos, pelo substrato neurobiológico e pelo desenvolvimento no ciclo da vida para, em seguida, aprofundar-se em questões específicas relacionadas tanto ao contexto clínico como a diferentes áreas de aplicação, como a economia, o direito e as práticas esportivas. Compreender como as pessoas decidem em diferentes contextos é de fundamental importância para o clínico que tem a responsabilidade de tornar sua prática profissional uma atividade extramural e ecológica.
Organizadores: Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Bruno Kluwe-Schiavon e Rodrigo Grassi-Oliveira
ISBN: 978-85-8040-834-8
424 páginas
Capítulos:Capítulo 1 - Julgamento e tomada de decisões: Conceitos gerais; Capítulo 2 - Neuroecononomia: A neurobiologia da tomada de decisão; Capítulo 3 - Desenvolvimento da tomada de decisão no ciclo vital; Capítulo 4 - Julgamento e tomada de decisão em risco e incerteza: Abordagem translacional; Capítulo 5 - Julgamento, tomada de decisão e cognição social; Capítulo 6 - Julgamento e tomada de decisões no direito; Capítulo 7 - A decisão humana na ótica da economia; Capítulo 8 - Julgamento, tomada de decisão e performance esportiva; Capítulo 9 - Julgamento e tomada de decisão em medicina e saúde pública; Capítulo 10 - Tomada de decisão nos transtornos relacionados ao uso de substâncias; Capítulo 11 - Julgamento e tomada de decisão em transtornos do humor; Capítulo 12 - Tomada de decisão nos transtornos psicóticos; Capítulo 13 - Julgamento e tomada de decisão em transtornos neurológicos; Capítulo 14 - Tomada de decisão e obesidade.
Não há respostas simples ou únicas para a morte. Durante grande parte da vida, frequentamos instituições educacionais e nos preparamos para lidar com questões sociais e para o trabalho, mas nada nos prepara para esse momento. Por isso, é essencial ampliar o escopo da educação para a morte, fundamentada na importância da discussão sobre o tema em uma sociedade na qual convivem a morte interdita, a morte reumanizada e a morte escancarada.
Cecília, em seu aniversário de 7 anos, ganhou um presente misterioso, que prometia lhe trazer muita felicidade. O que será que era? Só posso dizer que ela não desgrudou do seu presente nem por um minuto. Sua vida se transformou. Mas será que este presente estava deixando Cecília feliz de verdade? Será que a felicidade pode vir embrulhada em um pacote? Ou ela já existe e nós é que perdemos a capacidade de senti-la?
Ter crianças em casa é o desejo de muitas famílias. Embora tragam muitas alegrias, educá-las não é uma tarefa simples, representando grandes desafios aos cuidadores. Nesse contexto, surge a presente obra enaltecendo a sistematização de informações acerca das práticas e habilidades sociais educativas na interação com o comportamento de crianças e jovens.
Este livro apresenta, de forma lúdica, três sessões completas de Yoga para realizar com crianças de diferentes faixas etárias, desde pré-escolares até pré-adolescentes. O objetivo é familiarizá-las desde cedo com uma prática que traz inúmeros benefícios para a saúde física, tais como consciência corporal e equilíbrio, postura, fortalecimento muscular e flexibilidade, sem causar danos às articulações por usar como estímulo o peso do próprio corpo. Yoga é mesmo "o bicho", porque é algo incrível que vai muito além da uma prática de atividade física, pois promove também benefícios para memória e atenção concentrada e controle da ansiedade.
Escrito tanto para psicólogos experientes como para estudantes de pós-graduação, este livro aborda os fundamentos de interpretação e analisa criteriosamente os principais domínios cognitivos avaliados pelo WISC-IV.
Frequentemente confundida com tentativa de suicídio, a automutilação é um comportamento desenvolvido principalmente pelo adolescente como maneira de aliviar seu sofrimento psicológico. A prática geralmente está associada a outros problemas psiquiátricos e ainda é objeto de poucos estudos no Brasil.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino da Terra: o jeito persistente e disciplinado, a característica descrita é a Conscienciosidade, em que os personagens desenvolvem o controle cognitivo e comportamental.
Este guia oferece orientações para auxiliar a reconhecer supostos déficits de memória, em pessoas que apresentam queixas nesta função. Ele ajuda a criar estratégias cognitivas para contornar ou minimizar os problemas de memória que podem ser decorrentes de diversas doenças, como acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, HIV positivo, encefalite, síndrome alcoólica, traumatismo cranioencefálico, epilepsia, tumor cerebral, envenenamento por monóxido de carbono, abuso de drogas, demência, e das alterações cognitivas que acompanham o envelhecimento natural (típico).
A nova edição do WISC-IV Avaliação Clínica e Intervenção foca na relevância clínica do WISC-IV como uma ferramenta de avaliação e no planejamento de intervenções. O conteúdo da primeira edição foi revisado para refletir este foco, e estudos de caso foram usados para ilustrar a relação entre avaliação e intervenção.
A obra descreve as diversas características do transtorno bipolar e os critérios diagnósticos baseados no DSM-V e CID-10. São apresentados também os modelos teóricos mais recentes e orientações para planejamento e escolha das melhores opções de tratamento. São citados também como realizar o manejo em caso de risco de suicídio, de abuso de substância e de não adesão ao medicamento.
Este livro aborda tema ainda inédito na literatura médica nacional, que são as intervenções multidisciplinares indicadas para as crianças com até quatro anos de idade, com suspeita e/ou diagnóstico de Autismo Infantil/ Transtorno do Espectro do Autismo. É o resultado de vários anos de trabalho assistencial multidisciplinar em Equipe embasado na literatura científica disponível. A importância deste trabalho é subsidiar os milhares de profissionais espalhados pelo país, que usualmente não têm acesso à materiais aplicáveis na prática, em língua portuguesa.
Com a chegada de um bebê, é normal o irmão mais velho sentir ciúme. No entanto, lidar com essa emoção pode ser difícil para alguns pais. Desenvolvida para auxiliar as famílias que estão se preparando para a chegada de um irmão mais novo, a história de Juninho aborda diversas questões presentes nesse momento e fornece algumas sugestões de atividades em família, para que o irmão mais velho desenvolva um vínculo de segurança e confiança com o recém-nascido.
A obra busca apresentar o histórico do TDC, como identificar, neuroanatomia, preocupações dismórficas corporais nos seguintes contextos: cirurgia plástica, dermatologia, endocrinologia, nutrição clínica e estética, odontologia e ortopedia. Por fim, aborda como deve ser realizado a avaliação do transtorno, bem como o planejamento do tratamento.
Este livro tem como objetivo psicoeducar o leitor sobre os diferentes tipos de abuso que ocorrem na sociedade. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre esse grave problema social, são abordados tópicos que caracterizam os abusos em diversos ambientes e populações mais afetadas (como crianças, mulheres e idosos). A leitura deste livro não é um tratamento, mas oferece ferramentas para diferenciar abuso e transtornos mentais, bem como possibilidades de prevenção e tratamento a vítimas que passam ou passaram por situações difíceis.