Composto de catorze capítulos, o presente livro discute Julgamento e toma de decisão, perpassando pela revisão de conceitos básicos, pelo substrato neurobiológico e pelo desenvolvimento no ciclo da vida para, em seguida, aprofundar-se em questões específicas relacionadas tanto ao contexto clínico como a diferentes áreas de aplicação, como a economia, o direito e as práticas esportivas. Compreender como as pessoas decidem em diferentes contextos é de fundamental importância para o clínico que tem a responsabilidade de tornar sua prática profissional uma atividade extramural e ecológica.
Organizadores: Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Bruno Kluwe-Schiavon e Rodrigo Grassi-Oliveira
ISBN: 978-85-8040-834-8
424 páginas
Capítulos:Capítulo 1 - Julgamento e tomada de decisões: Conceitos gerais; Capítulo 2 - Neuroecononomia: A neurobiologia da tomada de decisão; Capítulo 3 - Desenvolvimento da tomada de decisão no ciclo vital; Capítulo 4 - Julgamento e tomada de decisão em risco e incerteza: Abordagem translacional; Capítulo 5 - Julgamento, tomada de decisão e cognição social; Capítulo 6 - Julgamento e tomada de decisões no direito; Capítulo 7 - A decisão humana na ótica da economia; Capítulo 8 - Julgamento, tomada de decisão e performance esportiva; Capítulo 9 - Julgamento e tomada de decisão em medicina e saúde pública; Capítulo 10 - Tomada de decisão nos transtornos relacionados ao uso de substâncias; Capítulo 11 - Julgamento e tomada de decisão em transtornos do humor; Capítulo 12 - Tomada de decisão nos transtornos psicóticos; Capítulo 13 - Julgamento e tomada de decisão em transtornos neurológicos; Capítulo 14 - Tomada de decisão e obesidade.
Na obra, “Como lidar com o alcoolismo”, é possível conhecer mais sobre o tema e ampliar os conhecimentos frente a este assunto tão heterogêneo. As autoras trazem exemplos que ilustram e facilitam a compreensão de profissionais e leigos, perante as exigências colocadas sobre os indivíduos que sofrem com a dependência do álcool.
O guia apresenta os problemas comportamentais e emocionais mais frequentes no ambiente escolar e intervenções efetivas para cada um dos casos. Cada capítulo traz um problema e seus conceitos, exemplos, diferentes maneiras de oferecer apoio na prevenção e intervenção precoce de cada situação e melhorar as habilidades comportamentais e emocionais.
Público-alvo: professores, assistentes sociais, orientadores escolares, etc.
Neste livro, Fernando Elias José e Marcelo Hugo da Rocha unem suas sólidas formações e experiências na área da psicologia aplicada para criar uma espécie de manual do melhor viver. Os autores compartilham anos de suas práticas na preparação para concursos e em técnicas motivacionais para explicitar segredos e ferramentas que otimizam a força de vontade, a alegria e os processos de aprendizagem que todos nós precisamos para alcançar nossos objetivos e viver uma vida mais feliz.
Conduzir assertivamente as intervenções dentro das necessidades de cada paciente é uma das principais responsabilidades profissionais, considerando a repercussão disso no curso do tratamento. Para os psicoterapeutas que atuam com terapia do esquema, trabalhar os EIDs é um grande alvo terapêutico, considerando a ligação deles com as psicopatologias e os sofrimentos, aliada à necessidade de construir e fortalecer estratégias que auxiliem no aumento do bem-estar, no fortalecimento emocional e em uma vida mais significativa para os pacientes.
Muitas análises estatísticas usadas nas ciências humanas requerem a contribuição de dados intervalares; e a medição de Rasch centra se em proporcionar estas medições. A medição de Rasch concentra se, a priori, na construção e monitoração (controle de qualidade) de escalas. A obra tem o objetivo de explicar conceitos e modelos psicométricos complexos de forma didática, demonstrando uma mistura de conhecimento, dedicação e habilidade de comunicação.
Este livro apresenta em forma de metáfora o manejo da ansiedade. Ele é uma viagem lúdica pelo mundo infantil. Com a chegada do Supercalma, Pedrinho, um menino que não para, consegue perceber seu comportamento agitado, devido à ansiedade, e aceitar a ajuda profissional, mudando sua forma de ver o mundo e de conviver com os amigos.
Para os profissionais, uma variedade de exercícios no próprio livro e disponíveis para baixar no site é ferramenta fundamental que auxiliará no manejo da ansiedade.
A seletividade alimentar é um comportamento típico infantil, especialmente na primeira infância, caracterizado por birras, recusas e resistência ao consumo de determinados alimentos. Motivo frequente de procura por consultórios psicológicos e nutricionais, essa demanda é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, mais do que orientar a condução desse momento delicado, trabalhar de modo lúdico potencializa os resultados e torna a criança protagonista de seu processo de mudança.
Seis letras, três sílabas, uma palavra: ro-ti-na (substantivo), hábito de fazer algo sempre da mesma forma; o caminho utilizado normalmente. Parece simples, não é? Mas nem sempre é fácil colocá-la em prática de forma funcional e saudável.
Com atividades dinâmicas, este livro é uma ferramenta lúdica para apresentar às crianças o conceito de rotina e sua importância para o desenvolvimento de duas habilidades necessárias no dia a dia: previsibilidade e organização.
Dandara é uma menina inteligente, engajada em atividades escolares e que adora cultura. Mas um dia, no parquinho, um colega diz: "Eu não entendo por que seu cabelo é assim" "Não está vendo que você é diferente das meninas que estão aqui no clube?". Diante disso, a menina desenvolve comportamentos e sentimentos de desvalorização de si.
O livro, primeiro do gênero no país, tem como propósito psicoeducar adolescentes sobre os modos de esquema. Segundo a Terapia do Esquema, os modos podem ser definidos como operações de esquemas, adaptativos ou desadaptativos, que estão ativos em conjunto no individuo em um dado momento.
A proposta deste livro é constituir um guia prático a respeito de alguns dos principais testes psicológicos de grande uso em processos de avaliação psicológica, apresentando indicações de aplicação, correção e interpretação.
Este é um livro para o adolescente! Nele são apresentadas algumas roubadas comuns na adolescência, como o uso de drogas, que é muito discutido nesse momento da vida. De forma lúdica, explica alguns temas difíceis de entender, mas que são muito importantes, como o desenvolvimento do cérebro até a idade adulta. Aborda também algumas estratégias para lidar com situações para não cair em nenhuma roubada. Pais e professores também devem ler este livro para ficarem por dentro da adolescência!
O presente livro traz o conceito, didática, método e exemplos da Neuromodulação autorregulatória, que é um conjunto de técnicas que procuram fazer o indivíduo aprender a regular os padrões da sua atividade cerebral. A técnica se constitui de uma devolução em tempo real da atividade neuronal, um espelho do cérebro para que assim seja estudado o seu funcionamento.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.