LIVRO NACIONAL MANUAL DO BOM MANEJO CLINICO PARA TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
R$ 150,28
A tradução desse manual é parte de um esforço conjunto entre membros do corpo clínico do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e do Hospital McLean, afiliado à Harvard Medical School, para difundir o conhecimento sobre a técnica Bom Manejo Clínico (BMC) para pacientes portadores de Transtorno de personalidade Borderline (TPM)
Maior compreensão sobre o Transtorno de personalidade borderline;
Sugestão de utilização em hospitais, clínicas ambulatoriais e consultórios;
O manual é diretivo, as intervenções recomendadas foram concebidas para serem intervenções de “bom senso” e de simples de implementação;
O tratamento utiliza intervenções cognitivas, comportamentais e psicodinâmicas e foi desenvolvido a partir da experiência clínica dos autores;
O material apresenta casos ilustrativos e vídeos com demonstração da abordagem.
Organizadores:
Dr. John G. Gunderson
É professor de Psiquiatria na Harvard Medical School. Atua no Hospital McLean, no qual foi por muito tempo diretor do Centro de Tratamento, Pesquisa e Treinamento em transtorno de personalidade borderline (TPB). Gundersoné internacionalmente reconhecido como o pai do diagnóstico de TPB e responsável por estudos científicos pioneiros sobre diagnóstico, curso, origem e tratamento desse transtorno. Suas contribuições sempre estiveram ancoradas em sua larga experiência como clínico, suja atuação é notavelmente prática, sensata e empática.
Dr. Paul Links
É professor titular do Departamento de Psiquiatria da Schulich School de Medicina e Odontologia, na Western University, e diretor de Psiquiatria no Centro London de Ciências da Saúde e no Centro St. Joseph de Cuidados de Saúde, em Ontário. Foi presidente da Associação Canadense para Prevenção de Suicídio e da Associação para Pesquisa em Transtornos de Personalidade. Entre 2009 e 2011, ele atuou como editor do Journal of Personality Disorders. É autor de mais de 130 artigos científicos e de quatro livros.
O livro do paciente é destinado principalmente às pessoas que sofrem de ansiedade social e buscam uma alternativa terapêutica que mude suas vidas de forma relevante. Nele, são trabalhadas as características clínicas do problema para que se inicie a mudança pessoal passo a passo por meio de autorregistos (58 tabelas), figuras explicativas e de monitoramento (39), exercícios (121) e tarefas que compõem o programa IMAS.
Escrito por várias mãos, este livro pretende ser um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste, em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais - DSM-5. A clínica da infância e da adolescência possui suas peculiaridades por acompanhar pessoas em desenvolvimento, cujos desfechos dependerão da precisão diagnóstica e diagnósticos precoces, do bom entendimento dos sintomas e da evolução dos mesmos. Tais fatores são fundamentais para um melhor prognóstico e entendimento dos casos.
A terapia comportamental dialética (DBT) para o comer emocional é um tratamento eficaz e amplamente pesquisado e utilizado. O seu objetivo é ensinar habilidades práticas e funcionais, que possam auxiliar os pacientes com dificuldades a tolerarem as próprias emoções. De acordo com este modelo de tratamento, o comer compulsivo funciona para amenizar o desconforto emocional e oferece uma maneira de diminuir sensações desconfortáveis.
Esta história ilustra a distorção cognitiva visão em túnel. Essa distorção faz com que prestemos atenção aos aspectos negativos de uma situação, ignorando explicações mais realistas e aspectos positivos presentes. Neste livro, os pais de Jorge cometem um erro com o filho: prometem algo que não cumprem. Diante disso, o Ceguetalien se torna forte e presente nos pensamentos do menino que passa a sentir muita raiva dos pais e passa a acreditar que não pode mais confiar neles, além de ter a ideia de que não tem valor para eles. A partir daí, ilustra como os pais podem reagir diante de situações semelhantes, trazendo um modelo de relação parental. Versa também sobre a desconfiança que o menino passa a ter e as estratégias para manejar a visão em túnel.
Este é um material reflexivo sobre a temática da compaixão, que é a capacidade de compreender o estado emocional do outro e não demonstrar indiferença, mas sim gentileza. É oferecer conforto e ter o desejo de aliviar ou minimizar o sofrimento do outro, de agir em busca de soluções. Compaixão é encontrar formas de acender vidas em meio à escuridão.
Este livro dispõe de formulários digitais.
PÚBLICO-ALVO
A obra é destinada para crianças a partir de 8 anos, pais e clínicos.
A obra apresenta casos clínicos de avaliações psicológicas e neuropsicológicas de pacientes em diferentes etapas do desenvolvimento: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. Inclui processos de avaliação com diagnósticos conclusivos, inconclusivos, além de casos que exigiram uma avaliação preliminar, seguidos de uma reavaliação pós-intervenção. O livro objetiva uma possibilidade de como fazer e pensar os casos, apresentando perspectivas de trabalho na avaliação psicológica clínica.
Esse livro apresenta a técnica economia de fichas para que pais, professores e psicólogos possam colocá-la em prática, visto que, de uns tempos para cá, acabou sendo banalizada e definida como fria e pouco humanizada. Longe de esgotar as possibilidades e estudos sobre a temática, este livro tem um caráter prático, com linguagem acessível a todos os públicos. Ainda que a leitura seja agradável e adequada para pais e professores, a avaliação de um profissional da saúde mental, antes de implementar a técnica, é importante, pois um dos fatores que garantem sucesso é aplicá-la diante de uma necessidade real, principalmente no ambiente familiar.
Guia Prático para pacientes, familiares e educadores
A internet modificou permanentemente a maneira como consumimos informação e entretenimento, e ocasionou uma mudança nas interações sociais, fornecendo um novo contorno aos relacionamentos humanos. E como resultado, nosso comportamento se adaptou às demandas contemporâneas. Entretanto, a inclusão desenfreada da vida digital tem provocado desde a falta de asseio social até prejuízos neurológicos.
Quando não conseguimos resolver nossos problemas eles podem se tornar fontes de estresse e acarretar no aumento do sofrimento e gravidade da situação. Com as crianças não é diferente, pois elas também passam por problemas de difícil solução. As habilidades de tomada de decisão são complementos na resolução de problemas, auxiliando a criança a lidar construtivamente diante das decisões na sua vida.
Este livro tem como objetivo convidar as crianças — e até mesmo os adultos — a refletirem sobre seus pensamentos para entenderem qual significado eles têm, proporcionando, assim, o conhecimento relacionado às diferentes formas de pensar a respeito de uma situação e a possibilidade de cada pessoa descobrir a sua forma preferencial. Pretende-se que o leitor entenda que podem existir pensamentos diferentes para uma mesma situação, sem que eles sejam certos ou errados, e sim, diferentes pontos de vista e de percepção.
Crianças com problemas de comportamento têm despertado a preocupação de pais, professores, coordenadores e diretores de escola, em virtude das dificuldades de convívio social e de desempenho acadêmico por elas apresentadas.
Este guia descreve, em linguagem compreensível, os vários sintomas do transtorno e explica os conhecimentos atuais sobre seus efeitos. Pretende, antes de tudo, encorajar pacientes com este transtorno a procurar por uma psicoterapia eficaz. São explicadas sua estrutura e a metodologia, abordadas as perguntas mais importantes e oferecidas orientações de autoajuda.
Organizado pelo Dr. Wilson Melo, professor de Pós-graduação em Terapia Cognitiva, "Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva" é um compêndio avançado das mais recentes inovações na TCC e nas modalidades de terapia da terceira onda. Com capítulos escritos pelos principais pesquisadores e profissionais brasileiros, portugueses e britânicos em psicoterapia cognitivo-comportamental, o material aqui apresentado esclarece tanto os novatos quanto os especialistas, abrangendo uma ampla variedade de abordagens psicoterapêuticas em todas as fases da vida, de modo que será útil tanto para aqueles que trabalham com crianças e adolescentes quanto aos que trabalham com adultos.
A obra descreve as diversas características do transtorno bipolar e os critérios diagnósticos baseados no DSM-V e CID-10. São apresentados também os modelos teóricos mais recentes e orientações para planejamento e escolha das melhores opções de tratamento. São citados também como realizar o manejo em caso de risco de suicídio, de abuso de substância e de não adesão ao medicamento.
Este livro propõe o desafio de integrar conhecimentos e técnicas oriundos das neurociências e das abordagens cognitivo-comportamentais ao já amplo universo da pedagogia e da educação em geral, vislumbramos um desafio ainda mais interessante. Essas duas áreas do conhecimento humano têm se desenvolvido muito nas últimas décadas, muito em função de um grande conjunto de pesquisas que vem sendo feitas nessas áreas.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.