O Rorschach tem o objetivo de verificar a estrutura e dinâmica da personalidade, através da narrativa de 10 pranchas.
Alguns especialistas estimam que, em todo o domínio da psicologia, nenhuma outra criação única tem sido objeto de um número tão elevedo de trabalhos científicos. É também provável que nenhum outro teste psicológico fora administrado a mais de milhões de pessoas em todo o mundo.
A Matriz de Habilidades e Interesses Profissionais é uma ferramenta que permite articular e visualizar os níveis de competência e motivação percebidos em um conjunto de 72 habilidades de trabalho. Ela ajuda a esclarecer e priorizar preferências por habilidades e áreas ocupacionais, identificar competências estratégicas para o sucesso na carreira, além de definir metas de treinamento, desenvolvimento e educação de competências profissionais.
O que é dependência tecnológica? Quais são os critérios utilizados para distinguir o uso normal das tecnologias do uso patológico? Existem prejuízos e benefícios associados ao uso da internet, mídias sociais e jogos eletrônicos?
Neste livro, são abordados tópicos que caracterizam os diferentes tipos de dependências tecnológicas em diversos ambientes e populações mais afetadas (crianças, adolescentes e jovens adultos). São apresentadas ferramentas para diferenciar o uso normal das tecnologias do uso patológico com impactos negativos na saúde, com a descrição dos tratamentos existentes e exemplos de sinais que podem indicar a necessidade de buscar auxílio profissional de um psicólogo ou psiquiatra.
O número de técnicas existentes hoje no campo das psicoterapias é praticamente incontável. Como escreve seu organizador "Não importa quanta água você beba, jamais conseguirá beber um oceano inteiro"; por isso, a proposta desta obra é a de apresentar as principais técnicas utilizadas dentro de cada uma das abordagens psicoterápicas, conhecidas hoje como cognitivo-comportamentais e também contextuais, para que o terapeuta escolha a que esteja mais de acordo com a que utilizará com o seu paciente. Exemplos práticos de como tratar pacientes na vida real facilitam o entendimento de cada uma das técnicas de intervenção. Profissionais que estão iniciando terão um rico referencial e os experientes poderão aperfeiçoar a sua prática clínica.
Este livro apresenta casos em diferentes temáticas sob o enfoque da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os capítulos trazem, de forma clara e didática, quais intervenções são possíveis fazer para cada psicopatologia abordada, a fim de instrumentalizar o leitor a utilizar recursos e técnicas em sua atuação clínica. As situações abordadas incluem casos de raiva, terapia de casais, obesidade, ansiedade de desempenho, depressão, relacionamentos abusivos, transtorno de pânico e transtorno de personalidade histriônica, entre outros. Por meio de práticas e pesquisas que respaldem fazeres na área, espera-se que o clínico possa efetuar orientações em relação ao desenvolvimento psicológico da pessoa em atendimento.
Sucesso no segmento da Terapia Cognitiva, a obra A prática cognitiva na infância e na adolescência reúne autores do Brasil e do exterior que atuam nesse segmento. Publicado pela Sinopsys Editora, a obra ganha uma nova versão, atualizada com novas técnicas de intervenções cognitivas. O livro chega com o intuito de qualificar os profissionais que trabalham na área e estimular novos terapeutas a atuarem nesta sensível fase do desenvolvimento humano.
O investimento em recursos didáticos que encorajem o ensino e a pesquisa em medidas de prevenção e de promoção da saúde mental é altamente recomendado. Com essa perspectiva, Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de prevenção apresenta os aspectos conceituais e teóricos, as etapas no planejamento de programas, desde a avaliação de necessidades à adaptação cultural para novos contextos, as estratégias de intervenção que podem ser incorporadas em programas com fins de prevenção e promoção de saúde mental e as experiências realizadas em contextos diversos para pessoas desde o início ao término do curso da vida.
CULTURA SÃ EQUIPE FORTE - Estratégias Práticas para Fortalecer sua Equipe, nutrir uma Cultura Organizacional Saudável e Alcançar Melhores Resultados.
Criar um ambiente que valorize o desenvolvimento humano, a colaboração e o bem- estar dos colaboradores é fundamental para alcançar resultados sustentáveis. “Cultura Sã, Equipe Forte” mergulha profundamente nesse tema essencial, oferecendo uma abordagem prática e estratégica para líderes e gestores que buscam transformar suas empresas em ambientes saudáveis, inclusivos e de alta performance.
Este livro representa um compêndio de práticas de yoga, meditação e mindfulness que irão auxiliar terapeutas e seus pacientes no exercício dessas práticas. Além de incluir uma introdução ao assunto na qual faz uma breve revisão sobre essas práticas nas suas origens orientais, apresenta também um conjunto de exercícios para serem realizados, seja pelos terapeutas, seja pelos pacientes, descrita de forma minuciosa para facilitar a sua prática.
Este livro tem como objetivo psicoeducar o leitor sobre o transtorno de fobia específica. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre essa patologia, são abordados tópicos que se referem a caracterização da fobia específica, sintomas, consequências, ferramentas de manejo e possibilidades de tratamento. Oferece ferramentas para a diminuição e manejo dos sintomas, bem como possibilidades de tratamento para aqueles que sofrem do transtorno.
Este livro tem como objetivo auxiliar crianças a partir de 6 anos a compreender o processo da alta terapêutica. Meu último dia na psicóloga retrata a história de um menino que foi à terapia sem entender muito bem o porquê, mas que no decorrer do processo teve ganhos e atingiu objetivos. Orienta os pais no manejo do atendimento clínico desde sua fase inicial até a final e é uma ferramenta útil e lúdica para os psicólogos, pois explica como fazer o processo de desligamento dos pacientes e oferece sugestões de atividades para trabalhar com as crianças.
O Baralho de histórias é um material lúdico desenvolvido para auxiliar o profissional na conceitualização e na intervenção cognitiva de forma colaborativa. A experiência clínica indica que, muitas vezes, o paciente tende a se sentir confrontado e desconfortável na sessão quando o profissional faz perguntas diretas sobre seus problemas e sentimentos. Para diminuir esse desconforto, a brincadeira pode ser um recurso eficaz.
Ferramenta para ser utilizada a partir dos 5 anos, pode ser usada sem limite de idade, inclusive com idosos, visando acessar de maneira lúdica os pensamentos, emoções e comportamentos associados às dificuldades do paciente.
O Baralho das habilidades sociais é uma ferramenta que permite ao profissional trabalhar as interações que nem sempre são observadas na família e na escola, onde as crianças deveriam aprender a expressar seus sentimentos, desejos, opiniões e direitos, propiciando que sejam adultos felizes, livres da agressividade e da hostilidade que podem interferir de forma negativa em qualquer época da vida.
Esta obra é uma ferramenta para pais e terapeutas se informarem acerca da fobia específica de agulha e seu tratamento, baseado na terapia cognitivo-comportamental. Por meio da história de Malu, o livro apresenta o passo a passo do tratamento de dessensibilização sistemática por meio da exposição ao estímulo fóbico, além de técnicas que podem ser utilizadas no ambiente terapêutico.
O transtorno alimentar restritivo/evitativo (TARE) é mais comum na infância, mas muitos adolescentes e adultos não conseguem desenvolver uma relação saudável com os alimentos e o TARE pode se estender ao longo dos anos, de maneira crônica, sendo "normalizado" pelos indivíduos ao criarem estratégias de adaptação ou mesmo por falta de conhecimento. Esses pacientes compõem um grupo bastante heterogêneo, com características de curso do transtorno diferentes, o que muitas vezes dificulta ainda mais os indivíduos acometidos a se perceberem com o transtorno e deixa alguns psicólogos com dificuldades em estabelecer um plano de tratamento linear e adequado.
Este livro tem como objetivo apresentar informações e orientações pautadas na literatura científica acerca do transtorno bipolar (TB), a fim de desmitificar tabus e mitos. Por meio de linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o TB, incluindo pacientes e sua rede de apoio, esta obra explora o que se sabe sobre as causas do transtorno, suas características, seus subtipos, os sintomas apresentados, os impactos no sistema nervoso central e os tratamentos mais indicados.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.