s emoções são parte de muitos seres vivos, principalmente os humanos. A Tristeza, apresentada nesta história, mostra para as crianças e seus familiares que essa emoção faz parte da vida de todos e, inclusive, pode ajudá-los a refletir e construir valores importantes para a sociedade. Sua leitura facilitará a compreensão dessa emoção e ajudará a tristeza a ser mais bem acolhida em todos os lares, tornando-a saudável. Emoções agradáveis e desagradáveis fazem parte da vida de todas as pessoas, embora sejam normalmente classificadas como positivas e negativas. Este livro busca esclarecer que mesmo emoções como a tristeza têm uma função e devem ser aceitas e validadas.
A terapia do bem-estar enfatiza a auto-observação por meio de um diário estruturado, juntamente com a interação entre paciente e terapeuta, em que o profissional solicita a realização de atividades como tarefas de casa, chamada de autoterapia. O Meu diário de bem-estar visa a auxiliar os pacientes na construção do bem-estar, no monitoramento desses períodos, na identificação mais acurada dos pensamentos automáticos negativos e das situações que rompem o bem-estar prematuramente.
Este livro auxilia pais, professores e psicólogos a enfrentarem um problema comum na infância: a dificuldade de as crianças emprestarem seus brinquedos. A história de Bianca traz ferramentas úteis nesse sentido, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais envolvidas no ato de emprestar. A obra também oferece anexos com atividades lúdicas e didáticas, de modo a facilitar a aprendizagem do ato de emprestar na infância.
Este é um material reflexivo sobre a temática empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro em uma fusão emotiva que brota da vontade de conhecer e compreender, estando intimamente ligada ao altruísmo. A metáfora demonstra a comunicação empática de dois personagens que ultrapassam as barreiras da distância e das diferenças, mantendo-se próximos e conectados em uma relação de troca e respeito diário. A leitura pode servir como forma de desenvolver ou exercitar esse olhar afetivo sobre as necessidades de outras pessoas.
Este é um material reflexivo sobre a temática da resiliência, que é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar-se em situações de crise. A metáfora demonstra o processo de renovação e reconstrução, buscando razões para superar obstáculos e recomeçar. A leitura pode servir como forma de desenvolver ou exercitar o olhar afetivo sobre a resiliência e o florescer em diferentes momentos.
A dislexia é uma condição que pode ser hereditária, e torna extremamente difíceis a leitura, a escrita e a ortografia na língua-mãe. E embora a criança não tenha um déficit intelectual, o desempenho dela na leitura e consequentemente na escrita é aquém do esperado.
Autor do primeiro título da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica, o Neuromodulação autorregulatória: Princípios e prática, Óscar F. Gonçalves lança outra obra que aborda o cérebro, dessa vez com a temática da mente errante. Em 5 capítulos bem estruturados e uma conclusão a respeito do tema, o autor apresenta o processo de divagação mental e explica quais são as suas causas, os seus benefícios e a sua importância para a nossa cognição.
Nesta obra, o leitor encontrará informações sobre as características do ciclo vital, bem como os aspectos de promoção de saúde e prevenção de doenças, além de intervenções terapêuticas para o tratamento destas questões.
Esta história ilustra a distorção cognitiva catastrofização. Quando fazemos essa distorção, pensamos que algo muito ruim acontecerá e que não teremos recursos para lidar com isso. Este livro traz o Exageradalien, que perturba o personagem Bruno que precisará ir a um acampamento, mas não quer ir por acreditar que passará vergonha devido à dependência que tem da mãe para realizar atividades cotidianas. Temas importantes, como aquisição de autonomia, autoeficácia, autoconfiança são apresentados neste volume, que faz parte da Coleção Cerebrus Pifadus.
A coleção Jeito de Ser está organizada em seis livros. O primeiro, No mundo do jeito de ser: explicando personalidade para crianças, é introdutório e tem como objetivo explicar o conceito de personalidade à criança de uma maneira mais geral, sem dar especial ênfase a cada uma das cinco características apresentadas nos livros seguintes.
Neste, No Reino da Terra: o jeito persistente e disciplinado, a característica descrita é a Conscienciosidade, em que os personagens desenvolvem o controle cognitivo e comportamental.
Esta é a história de Juninho, um menino que não se permite errar e sofrer com isso. O livro "Errar faz parte, perdoar faz bem: ensinando crianças a desenvolver a compaixão" é indicado para crianças entre 6 e 10 anos, e, auxiliará pais, professores e terapeutas a desenvolverem compaixão em seus filhos, alunos e pacientes.
Como profissional de saúde mental, você sabe que cada cliente é único, e os problemas de cada cliente são o resultado de uma complexa combinação de fatores biopsicossociais. No entanto, o atual modelo DSM apresenta consideráveis restrições sobre como você pode tratar os clientes — muitas vezes resultando em um erro diagnóstico. Este importante volume desafia suposições feitas pelo DSM e fornece uma visão e um plano para uma abordagem de atendimento individualizado.
Neste terceiro livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, descobrem que as emoções têm família: a da raiva, da alegria, da tristeza, do medo, do amor, do nojo, das emoções positivas.
Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.
O livro aborda a etiologia, diagnóstico, evolução e comorbidades mais comuns do TEA por meio de descrições das intervenções comumentes utilizadas, expondo desde tratamentos tradicionais, até os complementares e alternativos - psicossociais, farmacológicos, educacionais e treinos de habilidades sociais. Também são explorados os aspectos mais frequentes da prática clínica, com exemplos de casos reais, de maneira a facilitar o trabalho do profissional em seu dia-a-dia.
O desfralde é um dos momentos mais significativos e esperados do desenvolvimento infantil. Ele mostra que a criança conquistou certo nível de independência e maturidade, representando também a prova definitiva de que ela não é mais um bebê. Justamente por isso, alguns pais ficam ansiosos para que a criança seja logo promovida à calcinha ou à cueca. O que, mesmo sem querer, pode acelerar o processo e atropelar o tempo dos pequenos. Neste livro, acompanhamos a jornada para o desfralde e o papel de toda a família nesse processo, de maneira lúdica, tranquila e eficiente.
Este livro mostra a parceria entre a hipnose clínica e a terapia cognitivo-comportamental, configurando a hipnoterapia cognitiva como ferramenta integrativa no tratamento dos transtornos alimentares e no controle de dietas. É dedicado aos profissionais da área da saúde mental que buscam aprimoramento com novas estratégias para tratar esses transtornos, questões cada vez mais presentes nos consultórios, independentemente de idade, sexo ou condição social. Benomy Silberfarb demonstra por meio das técnicas como é possível intervir promovendo mudanças emocionais, através do manejo de imagens mentais em psicoterapia.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.