O presente título da coleção Neuropsicologia na Prática Clínica aborda uma grande demanda na neuropsicologia brasileira: como avaliar e intervir com crianças antes dos seis anos de idade quando há suspeita de sinais ou quadros que afetam o desenvolvimento cognitivo e potencialmente a aprendizagem e a qualidade de vida? A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e remediativas também precoces possam ser organizadas com a família, com as equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico.
Este livro tem como objetivos ensinar o público infantil sobre a importância do dormir e orientar os pais e responsáveis em relação a dúvidas, questões e curiosidades referentes ao tema, além de abordar o manejo prático das situações mais frequentes a partir de um enfoque cognitivo-comportamental.
TCC positiva é uma nova abordagem para a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental, e este é o primeiro livro escrito sobre este assunto. Esta vertente envolve uma mudança de foco, da redução de problemas, conceito da TCC tradicional, para a construção dos pontos fortes dos clientes. Sendo este, um modelo alicerçado em elementos de abordagens psicoterapêuticas, que objetivam aumentar significativamente a motivação do cliente e os caminhos para alcançarem os resultados desejados.
O stress ocorre quando há a quebra da homeostase e foi o que ocorreu nesse momento da pandemia e pós pandemia, gerando diversas dificuldades de adaptação para as crianças, adolescentes, pais e educadores de um modo geral, que precisaram se adaptar as novas demandas desse momento.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados.
Como escrever um laudo neuropsicológico? é uma pergunta frequentemente feita por profissionais e aprendizes na área da Neuropsicologia. Este livro é apresentado em formato de guia, com exemplos práticos para a escrita de laudos neuropsicológicos em diferentes contextos de atuação: escolar, hospitalar, de envelhecimento e forense. Além disso, as autoras descrevem orientações detalhadas sobre como tomar decisões clínicas, a formação do profissional, o uso da psicometria, análises qualitativas e técnicas para raciocínio e fechamento de casos na abordagem neuropsicológica.
Neste livro temos a oportunidade de conhecer melhor os comportamentos e necessidades de crianças e jovens em diferentes fases de seu desenvolvimento. Cada criança e jovem têm seu modo característico de ser e de agir sobre o mundo, trazendo-nos desafios constantes, fazendo brotar nossas dúvidas, impulsionando-nos para conhecer mais sobre eles e sobre a educação de um modo geral. Uma criança ou jovem feliz é aquele que se sente protegido ao experimentar novos comportamentos e amado simplesmente por existir e ser compreendido em sua totalidade. Nesse sentido, como pais e educadores, devemos garantir que crianças e jovens tenham uma educação de qualidade que responda ás necessidades atuais da sociedade.
A disforia de gênero desceve uma situação na qual a pessoa percebe-se com uma identidade de gênero, ou seja, a noção de ser homem ou mulher, ou algo entre esses polos, que não é compatível com seu sexo anatômico.
O guia apresenta os problemas comportamentais e emocionais mais frequentes no ambiente escolar e intervenções efetivas para cada um dos casos. Cada capítulo traz um problema e seus conceitos, exemplos, diferentes maneiras de oferecer apoio na prevenção e intervenção precoce de cada situação e melhorar as habilidades comportamentais e emocionais.
Público-alvo: professores, assistentes sociais, orientadores escolares, etc.
Uma das peculiaridades da formação do psicólogo é a necessidade de lidar com a diversidade de teorias e sistemas em psicologia. Essa pluralidade lança o desafio de reconhecer a irredutibilidade das diferentes formas de compreensão dos fenômenos psicológicos, bem como de buscar clareza sobre o desenvolvimento histórico e os compromissos filosóficos que sustentam essa diversidade. Esse esclarecimento pode ser alcançado por meio da pesquisa teórica, entendida como uma das principais maneiras de produção de conhecimento em história e filosofia da psicologia.
Crianças com problemas de comportamento têm despertado a preocupação de pais, professores, coordenadores e diretores de escola, em virtude das dificuldades de convívio social e de desempenho acadêmico por elas apresentadas.
Educar crianças é mais do que nunca o tema da hora em nossa sociedade. Seja no Brasil ou mundo afora estamos acordando para o fato de que os sistemas educacionais apenas voltados para o desenvolvimento cognitivo, intelectual, não tem favorecido o surgimento de seres, cidadãos mais atuantes, mais empáticos, cooperativos, e mais voltados à promoção de bem-estar social. O livro "Educar crianças: as bases de uma educação socioemocional - um guia para pais, educadores e terapeutas" nos conduz justamente para um conceito de educação com horizontes ampliados. A educação que começa muito precocemente na relação de afeto que se estabelece entre o bebê e seus cuidadores e que replica em todas as ramificações e contextos de nossa sociedade.
Este livro narra através do olhar explorador de um aluno, o Gui, a forma única como uma criança com autismo e outra com mutismo seletivo compartilham comportamentos, sentimentos e emoções dentro do contexto escolar e terapêutico.
Ingressar na universidade, normalmente, é um momento de grande expectativa e realização. Entretanto, o contexto universitário requer do estudante a habilidade de lidar com múltiplas demandas.
Deste modo, identificar as variáveis associadas ao contexto do universitário, contribui para promover a saúde mental, desempenho acadêmico e as habilidades sociais do estudante.
Em uma segunda edição inteiramente renovada são apresentados os três volumes da série Desenvolvimento Psicológico e Educação. Estas obras, completamente atualizadas, serão os textos de referência mais relevantes no início do século XXI.
Guia prático para familiares, professores e jovens com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
A falta de atenção e concentração, bem como comportamentos impulsivos e agitação física são características de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
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