As dificuldades de alimentação dos filhos causam angústias aos pais, sendo queixa comum nos consultórios psicológicos.
Este livro auxilia o terapeuta a abordar o tema junto às crianças e aos familiares, ensinando-os de forma lúdica a reconhecer as emoções e os pensamentos associados ao padrão alimentar, compreender a importância de uma alimentação equilibrada e elaborar um plano de ação baseado em técnicas cognitivo-comportamentais.
Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Psicóloga clínica com especialização em neuropsicologia e formação em Psicologia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE). Atua na área de psicoterapia, avaliação e reabilitação neuropsicológica de crianças e adolescente. Professora de pós-graduação em diversas universidades.
Vanina Cartaxo.
Psicóloga clínica infantil. Graduada em Psicologia pela UNIPÊ/PB. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (CINTEP/PB). Professora de Pós-Graduação da Infância e Adolescência em diversos estados do Brasil. Autora dos
livros: Baralho das distorções: enfrentando as armadilhas dos pensamentos; Ovelha mal e o lobo bem: entendendo a depressão infantil; Não quero sair da bolsa: entendendo a ansiedade de separação; Diário terapêutico para pais; Cora & Pê: aprendendo o modelo cognitivo com psicoeducação ilustrada; Em busca da aventura: baseado na terapia de aceitação e compromisso; TECnologia: um amor quase perfeito; Operação pais sempre: uma missão que não pode parar; O cérebro e seus moradores; Procura-se o abraço; Previsão do tempo: entendendo a bipolaridade infantil; A casa caiu.
A coleção de livros As aventuras de Luc e Lara pelo mundo das profissões tem como objetivo estimular o desenvolvimento vocacional de crianças com idade entre 5 e 11 anos, além de proporcionar, de forma lúdica, informações sobre o mundo profissional. A coleção é composta por seis livros que retratam as aventuras vividas pelos irmãos Luc e Lara ao serem apresentados a diversos profissionais, suas atividades, objetos e rotinas, além de explorar os diferentes ambientes onde eles trabalham. Após o texto, são propostas atividades lúdicas, visando facilitar a compreensão e assimilação das informações veiculadas.
As Terapias Cognitivo-comportamentais (TCC) têm desempenhado um papel fundamental na prática clínica contemporânea, especialmente quando combinadas com os princípios da Psicologia Baseada em Evidências (PBE). Essa correlação entre TCC e evidências científicas tem permitido avanços significativos no tratamento de uma ampla gama de transtornos mentais.
Esta é a história do menino Biro, que acredita que podemos viver em uma sociedade mais livre. Ao longo do livro, viajamos com ele em busca de uma sociedade utópica, sem escola nem lição de casa. Esta aventura nos traz alguns trechos literários memoráveis e nos apresenta um desfecho de sabedoria e aceitação.
Este é um material reflexivo sobre a temática empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro em uma fusão emotiva que brota da vontade de conhecer e compreender, estando intimamente ligada ao altruísmo. A metáfora demonstra a comunicação empática de dois personagens que ultrapassam as barreiras da distância e das diferenças, mantendo-se próximos e conectados em uma relação de troca e respeito diário. A leitura pode servir como forma de desenvolver ou exercitar esse olhar afetivo sobre as necessidades de outras pessoas.
Esta obra apresenta as alterações de humor comum a todas as pessoas quando diversas situações acontecem no dia a dia. A partir da personagem Birutinha, idêntica a uma biruta, é ensinado ao leitor como identificar e reconhecer o seu humor.
Este material é um almanaque de atividades lúdicas para serem feitas nele mesmo, com o objetivo de trabalhar e treinar as 10 habilidades para a vida definidas pela Organização Mundial da Saúde, são elas: autoconhecimento, manejo de emoções, manejo de estresse, empatia, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, resolução de problemas, tomada de decisão e comunicação eficaz. Este almanaque foi desenvolvido para ser um complemento à Coleção Habilidades para a Vida, a fim de possibilitar que as crianças pratiquem, por meio das atividades lúdicas, as habilidades que foram psicoeducadas nos livrinhos da coleção.
Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo múltiplos saberes é uma obra elaborada a muitas mãos e que reflete claramente o pensamento que ao se tratar de pessoas nenhum profissional é suficiente e a multiplicidade de perspectivas se faz necessária. A interface saúde, educação e neurociências, tendo em vista sua complexidade, requer realmente muitos olhares sobre o mesmo cérebro.
Neste livro temos a oportunidade de conhecer melhor os comportamentos e necessidades de crianças e jovens em diferentes fases de seu desenvolvimento. Cada criança e jovem têm seu modo característico de ser e de agir sobre o mundo, trazendo-nos desafios constantes, fazendo brotar nossas dúvidas, impulsionando-nos para conhecer mais sobre eles e sobre a educação de um modo geral. Uma criança ou jovem feliz é aquele que se sente protegido ao experimentar novos comportamentos e amado simplesmente por existir e ser compreendido em sua totalidade. Nesse sentido, como pais e educadores, devemos garantir que crianças e jovens tenham uma educação de qualidade que responda ás necessidades atuais da sociedade.
Assertividade, empatia e expressão emocional. A temática pode parecer complexa em um primeiro momento, mas a linguagem e abordagem em Coisas que acontecem na escola tornam simples essas questões densas. Ideal para se trabalhar com as crianças formas alternativas para os conflitos dentro do ambiente escolar. É uma ferramenta pensada para ajudar pais, professores e profissionais da área.
Esse livro apresenta a técnica economia de fichas para que pais, professores e psicólogos possam colocá-la em prática, visto que, de uns tempos para cá, acabou sendo banalizada e definida como fria e pouco humanizada. Longe de esgotar as possibilidades e estudos sobre a temática, este livro tem um caráter prático, com linguagem acessível a todos os públicos. Ainda que a leitura seja agradável e adequada para pais e professores, a avaliação de um profissional da saúde mental, antes de implementar a técnica, é importante, pois um dos fatores que garantem sucesso é aplicá-la diante de uma necessidade real, principalmente no ambiente familiar.
Utilizando a metáfora da ostra e da pérola, as autoras constroem, em linguagem acessível, direta e ao mesmo tempo sensível e cuidadosa, uma ferramenta para lidar com a prevenção do suicídio, tema tão importante de ser encarado e discutido. É um auxílio para o leitor compreender que existem muitas soluções para o gerenciamento da dor. São cinco passos para tentar mais uma vez e, assim, vencer mais um dia.
Sucesso no segmento da Terapia Cognitiva, a obra A prática cognitiva na infância e na adolescência reúne autores do Brasil e do exterior que atuam nesse segmento. Publicado pela Sinopsys Editora, a obra ganha uma nova versão, atualizada com novas técnicas de intervenções cognitivas. O livro chega com o intuito de qualificar os profissionais que trabalham na área e estimular novos terapeutas a atuarem nesta sensível fase do desenvolvimento humano.
Nesta obra, são apresentadas informações sobre quem foi Hermann Rorschach e os princípios que regem o seu método, bem como a evolução dos principais sistemas existentes a partir de desdobramentos e entendimentos, desde a criação até a atualidade. As informações são apresentadas através de três épocas: passado, presente e futuro, sob os quais denota-se dados biográficos e históricos, exemplos de práticas com o instrumento em vários contextos e as perspectivas acerca das possibilidades futuras do método. Livro essencial para psicólogos e estudantes de Psicologia.
Este livro aborda tema ainda inédito na literatura médica nacional, que são as intervenções multidisciplinares indicadas para as crianças com até quatro anos de idade, com suspeita e/ou diagnóstico de Autismo Infantil/ Transtorno do Espectro do Autismo. É o resultado de vários anos de trabalho assistencial multidisciplinar em Equipe embasado na literatura científica disponível. A importância deste trabalho é subsidiar os milhares de profissionais espalhados pelo país, que usualmente não têm acesso à materiais aplicáveis na prática, em língua portuguesa.
Educar crianças é mais do que nunca o tema da hora em nossa sociedade. Seja no Brasil ou mundo afora estamos acordando para o fato de que os sistemas educacionais apenas voltados para o desenvolvimento cognitivo, intelectual, não tem favorecido o surgimento de seres, cidadãos mais atuantes, mais empáticos, cooperativos, e mais voltados à promoção de bem-estar social. O livro "Educar crianças: as bases de uma educação socioemocional - um guia para pais, educadores e terapeutas" nos conduz justamente para um conceito de educação com horizontes ampliados. A educação que começa muito precocemente na relação de afeto que se estabelece entre o bebê e seus cuidadores e que replica em todas as ramificações e contextos de nossa sociedade.
Neste terceiro livro da Coleção Psicologia Positiva para Crianças, Vavá e Popó, duas crianças curiosas, descobrem que as emoções têm família: a da raiva, da alegria, da tristeza, do medo, do amor, do nojo, das emoções positivas.
Tendo como foco principal o lado saudável do ser humano, a Psicologia Positiva nos orienta sobre os fatores que permitem os indivíduos e comunidades a prosperarem.
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