• Esgotado
    AUTISMO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROPSICOLÓGICA

AUTISMO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROPSICOLÓGICA

R$ 182,95

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados.

Quantidade
Esgotado

 

Pagamento Seguro via Pagar.me

 

Frete Grátis a Partir de R$ 699

 

Até 7 dias para Troca ou Devolução

Bandeiras pagamento

Pagamento Seguro por MercadoPago e RedeCard

O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. 

Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. 

Instrumentalizar o profissional para a prática clínica nesse campo é urgente, principalmente porque nas últimas décadas houve um aumento na taxa média de TEA na população geral e, mais recentemente, a instituição de políticas públicas nacionais voltadas para o TEA tem aumentado a demanda de avaliação diagnóstica e de tratamento 

Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 

 

Sumário

Parte I.

1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.

2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.

3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

Parte II.

5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica. 

6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.

7.  Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.

8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.

9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de  avaliação no contexto nacional.

12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

Parte III.

13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr.           Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).

14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro       Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).

15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.

16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.

17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.

 Organizadoras

Cleonice Alves Bosa

Professora associada e psicóloga clínica do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e do Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA), da UFRGS. Atua como docente nos diferentes níveis de ensino.

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

Professora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição. Psicóloga pela Universidade de Havana, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Saúde pela UFSC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Especialista em análise do comportamento, avaliação e intervenção de psicopatologias na infância e adolescência, com ênfase em autismo, deficiência intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade. 

ISBN: 978-85-85439-51-4

* 299 páginas

467

16 outros produtos na mesma categoria:

André reprovou, e agora?
  • -15%

André reprovou, e agora?

R$ 58,00 R$ 49,30 -15%
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

O livro André reprovou, e agora? apresenta questões úteis para pais, professores e psicólogos ajudarem crianças que precisam lidar com a reprovação escolar. Voltada para crianças de 4 a 10 anos, a obra conta a história de André, uma criança que não conseguia acompanhar o conteúdo dado na escola porque estava em uma série avançada para a sua idade cronológica e emocional. Além da história, o livro oferece um campo de notas aos pais e exercícios para as crianças refletirem sobre o processo de reprovação escolar, funcionando como um ótimo recurso terapêutico.

Psicometria Em Rede - Aplicações Em Psicologia e Saúde

Psicometria Em Rede - Aplicações Em Psicologia e Saúde

R$ 120,00
Disponibilidade: 3 Em Estoque

A Psicometria em Rede desponta hoje como a terceira abordagem em Psicometria, depois da Teoria Clássica dos Testes e pela Teoria dos Traços Latentes. Sua origem, na década de 2010, relaciona-se à aplicação da Mecânica Estatística, área da Física, nas ciências sociais e do comportamento tornados possíveis por avanços computacionais.

Manual de técnicas em terapia do esquema

Manual de técnicas em terapia do esquema

R$ 180,00
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

Conduzir assertivamente as intervenções dentro das necessidades de cada paciente é uma das principais responsabilidades profissionais, considerando a repercussão disso no curso do tratamento. Para os psicoterapeutas que atuam com terapia do esquema, trabalhar os EIDs é um grande alvo terapêutico, considerando a ligação deles com as psicopatologias e os sofrimentos, aliada à necessidade de construir e fortalecer estratégias que auxiliem no aumento do bem-estar, no fortalecimento emocional e em uma vida mais significativa para os pacientes.

NEUROPSICOLOGIA DO SONO: ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS

NEUROPSICOLOGIA DO SONO: ASPECTOS CLÍNICOS E TEÓRICOS

R$ 120,00
Disponibilidade: 4 Em Estoque

O livro Neuropsicologia do Sono: aspectos teóricos e clínicos, da autora e organizadora Katie Moraes de Almondes, aborda alguns dos questionamentos abundantes que existem em torno do fenômeno do sono, de suas funções e benefícios, aprofundando as discussões a respeito de sua importância e de como ele pode afetar o funcionamento neurobiológico das pessoas e interferir em suas atividades cotidianas.

ABORDAGENS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
  • Esgotado

ABORDAGENS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

R$ 153,00
Disponibilidade: Esgotado
Este livro propõe o desafio de integrar conhecimentos e técnicas oriundos das neurociências e das abordagens cognitivo-comportamentais ao já amplo universo da pedagogia e da educação em geral, vislumbramos um desafio ainda mais interessante. Essas duas áreas do conhecimento humano têm se desenvolvido muito nas últimas décadas, muito em função de um grande conjunto de pesquisas que vem sendo feitas nessas áreas. 
 
Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção

Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção

R$ 322,00
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

O investimento em recursos didáticos que encorajem o ensino e a pesquisa em medidas de prevenção e de promoção da saúde mental é altamente recomendado. Com essa perspectiva, Prevenção e promoção em saúde mental: fundamentos, planejamento e estratégias de prevenção apresenta os aspectos conceituais e teóricos, as etapas no planejamento de programas, desde a avaliação de necessidades à adaptação cultural para novos contextos, as estratégias de intervenção que podem ser incorporadas em programas com fins de prevenção e promoção de saúde mental e as experiências realizadas em contextos diversos para pessoas desde o início ao término do curso da vida. 

CAMINHOS DA APREND E INCLUSÃO - ENTRETECENDO MULTIPLOS SABERES 1

CAMINHOS DA APREND E INCLUSÃO - ENTRETECENDO MULTIPLOS SABERES 1

R$ 69,00
Disponibilidade: 1 Em Estoque

Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo múltiplos saberes é uma obra elaborada a muitas mãos e que reflete claramente o pensamento que ao se tratar de pessoas nenhum profissional é suficiente e a multiplicidade de perspectivas se faz necessária. A interface saúde, educação e neurociências, tendo em vista sua complexidade, requer realmente muitos olhares sobre o mesmo cérebro.

Ativação comportamental

Ativação comportamental

R$ 121,00
Disponibilidade: 3 Em Estoque

SINOPSE

A teoria da ativação comportamental indica que muito do comportamento humano clinicamente relevante está relacionado ao reforço positivo e que, quando tal reforço é reduzido, perdido ou cronicamente baixo, o resultado é a depressão. A ativação comportamental incentiva os clientes a adquirirem e desenvolverem as habilidades que lhes permitem estabelecer e manter contato com fontes diversas e estáveis de reforço positivo. Isso produz uma vida com significado, valor e propósito.

Meu diário de bem-estar

Meu diário de bem-estar

R$ 68,00
Disponibilidade: 2 Em Estoque

SINOPSE

A terapia do bem-estar enfatiza a auto-observação por meio de um diário estruturado, juntamente com a interação entre paciente e terapeuta, em que o profissional solicita a realização de atividades como tarefas de casa, chamada de autoterapia. O Meu diário de bem-estar visa a auxiliar os pacientes na construção do bem-estar, no monitoramento desses períodos, na identificação mais acurada dos pensamentos automáticos negativos e das situações que rompem o bem-estar prematuramente.

LIVRO NACIONAL O SISTEMA AMPD

LIVRO NACIONAL O SISTEMA AMPD

R$ 125,00
Disponibilidade: 6 Em Estoque

O que é delírio? O que é alucinação? O primeiro passo para estudar um assunto é dar nome aos objetos de investigação. O sistema AMDP (em alemão: grupo de trabalho para metodologia e documentação em psiquiatria) unifica a nomenclatura e esclarece a correta utilização dos termos que definem as vivências mais comuns em pacientes psiquiátricos .

Manual de Atividades de Reabilitação Funcional da Cognição

Manual de Atividades de Reabilitação Funcional da Cognição

R$ 192,46
Disponibilidade: 3 Em Estoque

Um manual completo para terapeutas, profissionais e familiares que trabalham com pessoas com dificuldades cognitivas. A reabilitação envolve o ensino de habilidades básicas relacionadas às atividades cotidianas necessárias, para que os indivíduos tornem-se mais independentes com uma variedade de tarefas.  O objetivo deste manual é oferecer uma reabilitação funcional através de tarefas específicas. As instruções são descritas de maneira detalhada e podem ser administradas por familiares e profissionais. 

 Barbara A. Messenger; Niki Ziarnek  Adaptação brasileira: Cristiane Boff; Tatiana Quarti Irigaray; Camila Rosa de Oliveira

ISBN: 978-65-89092-11-7 *92 páginas

NEUROMODULAÇÃO AUTOREGULATÓRIA - PRINCÍPIOS E PRÁTICA

NEUROMODULAÇÃO AUTOREGULATÓRIA - PRINCÍPIOS E PRÁTICA

R$ 128,00
Disponibilidade: 1 Em Estoque

O presente livro traz o conceito, didática, método e exemplos da Neuromodulação autorregulatória, que é um conjunto de técnicas que procuram fazer o indivíduo aprender a regular os padrões da sua atividade cerebral. A técnica se constitui de uma devolução em tempo real da atividade neuronal, um espelho do cérebro para que assim seja estudado o seu funcionamento. 

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência na nossa loja.